Em campanha criada pela Africa Creative para o lançamento de uma linha nova e completa da Natura, desenvolvida para os cuidados específicos das peles pretas e pardas, a estratégia adotada aposta em inciativas digitais e culturais, além de um filme para TV.
Pesquisa realizada em 2024, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), aponta que as mulheres negras totalizam mais de 60 milhões, representando 28,5% dos brasileiros. Apesar do número expressivo, poucos estudos específicos para peles e pardas foram feitos, o que estimulou a Natura a criar o ‘Projeto Dandara’ e a ouvir mais de mil mulheres. Os resultados mostraram a falta de representatividade na indústria da beleza e o impacto que o racismo estrutural causa na identidade e na autoestima de tantas mulheres negras.
O lançamento da Natura foi testado em mais de 120 tons de peles pretas e pardas.
A campanha tem como trilha a releitura da música ‘Sorriso Negro’, de Dona Ivone Lara, e tem Iza como embaixadora da marca. Além do filme, uma ação no TikTok com criadoras de conteúdo de todo o país em editorias proprietárias da comunidade negra.
Verônica Gordilho, co-COO da Africa, afirma que “Nosso objetivo com esta campanha foi ir além da comunicação tradicional e criar uma experiência que conectasse a nova linha com a vivência e a identidade da comunidade negra”.
Além da TV, digital e ações em eventos, a campanha também conta com ativações no offline, OOHs espalhados pelo Rio de Janeiro, por São Paulo e por cidades das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.